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A EMPRESA

O Despachante Mira atua na cidade de Joinville, em Santa Catarina, e é pioneiro em serviços relacionados à documentação de veículos e legislação de trânsito. Interligado com o sistema do Detran, oferece comodidade e agilidade em processos de licenciamento, transferência, primeiro emplacamento, pagamento de IPVA e taxas estaduais, entre outros.

Contamos com uma equipe de profissionais preparados para atender suas necessidades em documentação, primando pela eficiência e buscando sempre os menores prazos para execução de todos os serviços com seriedade e profissionalismo.

CÓDIGO DE ÉTICA

Os princípios éticos que orientam nossa atuação também fundamentam nossa imagem de empresa sólida e confiável.

Este Código de Ética reúne as diretrizes que devem ser observadas em nossa ação profissional para atingirmos padrões éticos cada vez mais elevados no exercício de nossas atividades. Reflete nossa identidade cultural e os compromissos que assumimos no mercado em que atuamos.

 

Abrangência

Este Código de Ética aplica-se a todos os administradores e colaboradores da empresa Despachante Mira Ltda.

 

Princípios gerais

- A Empresa tem a convicção de que, para se consolidar e desenvolver, deve partir de objetivos empresariais e princípios éticos precisos que sejam compartilhados pelos administradores e colaboradores.

- Somos uma empresa que atua no mercado de prestação de serviços visando ao desenvolvimento contínuo, a liderança de performance e a satisfação dos nossos clientes. Está entre nossos objetivos mais importantes mantermos a reputação de empresa sólida e confiável, consciente de nossa responsabilidade social e empresarial, que persegue resultados de forma honesta, justa, legal e transparente.

- Nossa ação deve ser sempre marcada pela integridade, confiança e lealdade, bem como pelo respeito e valorização do ser humano, em sua privacidade, individualidade e dignidade.

- Repudiamos qualquer atitude guiada por preconceitos relacionados a origem, raça, religião, classe social, sexo, cor, idade, incapacidade física e quaisquer outras formas de discriminação.

- Acreditamos na importância da responsabilidade social e empresarial, como empresa comprometida com a comunidade em que atua, e que tal responsabilidade é exercida plenamente quando contribuímos com ações em prol do desenvolvimento do Brasil.

- Administradores e colaboradores devem ter o compromisso de zelar pelos valores e pela imagem da empresa, de manter postura compatível com essa imagem e esses valores e de atuar em defesa dos interesses dos clientes e da empresa. A busca pelo desenvolvimento da nossa empresa deve se dar com base nesses princípios, com a confiança de que nossas ações são guiadas pelos mais elevados padrões éticos e estrito respeito à legalidade. 

 

Integridade profissional e pessoal

- Empregue, no exercício das suas funções, a mesma atitude que qualquer pessoa honrada e de caráter íntegro empregaria na relação com outras pessoas e na administração dos seus próprios negócios.

- Atue sempre em defesa dos melhores interesses da empresa, mantendo sigilo sobre negócios e operações da empresa, assim como sobre os negócios e informações de seus clientes.

- É fundamental que suas atitudes e comportamentos reflitam sua integridade pessoal e profissional e não coloquem em risco sua segurança financeira e patrimonial ou a da empresa.

- Avalie cuidadosamente situações que possam caracterizar conflito entre os seus interesses e os da empresa e/ou conduta não aceitável do ponto de vista ético – mesmo que não causem prejuízos tangíveis à empresa.

 

Em particular, NÃO são aceitáveis as seguintes condutas:

- Relações comerciais, na condição de representante da empresa, com empresas em que você ou pessoas de seu relacionamento familiar ou pessoal tenham interesse ou participação – direta ou indireta, sem autorização do superior hierárquico;

- Manter relações comerciais particulares, de caráter habitual, com clientes ou fornecedores. Relações comerciais eventuais com clientes ou fornecedores não são proibidas, mas devem ser comunicadas previamente, por escrito.

- A inadimplência em seus negócios pessoais;

- Usar seu cargo, função ou informações sobre negócios e assuntos da empresa ou de seus clientes, para influenciar decisões que venham a favorecer interesses próprios ou de terceiros;

- Aceitar ou oferecer, direta ou indiretamente, favores ou presentes de caráter pessoal, que resultem de relacionamento com a Empresa e que possam influenciar decisões, facilitar negócios ou beneficiar terceiros;

- Qualquer atitude que discrimine as pessoas com quem mantemos contato profissional, em função de cor, sexo, religião, origem, classe social, idade ou incapacidade física;

- Usar equipamentos e outros recursos da empresa para fins particulares, não autorizados;

- Envolver-se em atividades particulares, não autorizadas, que interfiram no tempo de trabalho dedicado à empresa;

- Usar para fins particulares ou repassar a terceiros tecnologias, metodologias, know-how e outras informações de propriedade da empresa ou por ela desenvolvidas ou obtidas;

- Manifestar-se em nome da empresa quando não autorizado ou habilitado para tal;

 

São exemplos de conduta esperada e compatível com os valores da empresa e a busca por resultados:

- Reconhecer honestamente os erros cometidos e comunicar imediatamente seu superior hierárquico;

- Questionar as orientações contrárias aos princípios e valores da empresa;

- Apresentar críticas construtivas e sugestões visando aprimorar a qualidade do trabalho.

 

Relações com clientes

- Compromisso com a satisfação de nossos clientes deve refletir-se no respeito aos seus direitos e na busca por soluções que atendam a seus interesses, sempre em consonância com os objetivos de desenvolvimento e rentabilidade da empresa.

- Atenda aos clientes com cortesia e eficiência, oferecendo informações claras, precisas e transparentes. O cliente deve obter respostas, mesmo que negativas, às suas solicitações, de forma adequada e no prazo por ele esperado.

- Evite dar tratamento preferencial a quem quer que seja por interesse ou sentimento pessoal.

 

Relações no ambiente de trabalho

- As relações no ambiente de trabalho devem pautar-se pela cortesia e respeito. Colabore para que predomine o espírito de equipe, a lealdade, a confiança, a conduta compatível com os valores da empresa e a busca por resultados.

- Quando no papel de gestor de pessoas, tenha em mente que seus funcionários o tomarão como exemplo. Suas ações, assim, devem constituir modelo de conduta para sua equipe.

- Não se admite o uso do cargo para solicitar favores ou serviços pessoais a subordinados.

- É fundamental reconhecer o mérito de cada um e propiciar igualdade de acesso às oportunidades de desenvolvimento profissional existentes, segundo as características, competências e contribuições de cada colaborador. Não se admite nenhuma decisão que afete a carreira profissional de subordinados baseada apenas em relacionamento pessoal.

 

Relações com o setor público

- Observe os mais elevados padrões de honestidade e integridade em todos os contatos com administradores e funcionários do setor público, evitando sempre que sua conduta possa parecer imprópria. Abstenha-se de manifestar opinião sobre atos ou atitudes de funcionários públicos ou de fazer comentários de natureza política.

- Ao defender os interesses da empresa, aja com confiança nos padrões de atuação da nossa Empresa e observe sempre os mais elevados princípios éticos e o respeito às leis e normas vigentes.

 

Relações com fornecedores

- A escolha e contratação de fornecedores devem sempre ser baseadas em critérios técnicos, profissionais, éticos e nas necessidades da empresa, devendo ser conduzidas por meio de processos pré-determinados, tais como concorrência ou cotação de preços, que garantam a melhor relação custo-benefício.

- Evite negócios com fornecedores de reputação duvidosa.

- Os mesmos padrões de conduta devem ser aplicados no relacionamento com instituições financeiras que nos prestam serviços ou das quais a Empresa é cliente.

 

Relações com concorrentes

- A concorrência leal deve ser o elemento básico em todas as nossas operações e relações com outros Despachantes Documentalistas. Nossa competitividade deve ser exercida com base nesse princípio. Não devem ser feitos comentários que possam afetar a imagem dos concorrentes ou contribuir para a divulgação de boatos sobre eles. Trate os demais Despachantes com o mesmo respeito com que a Empresa espera ser tratada.

- É proibido fornecer informações de propriedade da empresa a concorrentes.

 

Conduta diante de dúvidas ou de ações contrárias aos princípios e normas do código

- Os problemas éticos, em sua maioria, não são criados pelas próprias pessoas, mas surgem diante delas, obrigando-as a enfrentá-los. As linhas gerais deste Código permitem avaliar grande parte das situações, mas não detalham, necessariamente, todos os problemas que podem surgir em seu dia-a-dia. Assim, eventualmente, poderão surgir dúvidas sobre qual deve ser a conduta mais correta a adotar. Nesses casos, procure ajuda de forma sincera e transparente.

- Comunique imediata e formalmente ao seu superior hierárquico, sempre que você se sentir ou estiver em situação que possa caracterizar conflito de interesses, ou quando suspeitar ou tiver conhecimento de fatos que possam prejudicar a empresa ou que contrariem ou pareçam contrariar os princípios deste Código. Ao fazer isto, você está se preservando, cumprindo seu dever e reforçando os princípios éticos da empresa.

 

Gestão do código de ética: a gestão do Código de Ética cabe à Diretoria da empresa, que é responsável por sua comunicação, atualização e aplicação.

POLÍTICA DA QUALIDADE

Oferecer serviços conforme os requisitos especificados, com transparência, confiabilidade e equipe treinada, buscando constantemente a melhoria contínua e satisfação dos clientes.

Empresa fundada em 1944 por Antônio Francisco Mira com a denominação de Escritório São Judas Tadeu. Foi idealizada na época para executar serviços na área de “guarda-livros”, como eram denominadas as pessoas que cuidavam da parte contábil das pessoas físicas e jurídicas. Mais tarde iniciou o serviço de assessoria as pessoas que necessitavam da Carteira de Identidade, cuja emissão era realizada em Florianópolis.

Com o surgimento da obrigatoriedade do registro de carroças, bicicletas e veículos automotores, surgiu também a oportunidade para um novo tipo de serviço que foi logo implantado pela empresa.

O escritório auxiliava também na emissão das Carteiras de Motorista, dando total assistência ao interessado em prestar os exames para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Após esta fase começou a efetiva atuação na legalização de documentos de veículos.

Com a aposentadoria do fundador, no dia 01 de Maio de 1985, a empresa foi adquirida por Marli Zanella e Adir Hilario Zanella, que efetuaram a mudança da razão social para Despachante Mira Ltda, bem como algumas alterações na estrutura da empresa com a inclusão de novos serviços, sempre voltados para o bom atendimento ao cliente.

HISTÓRIA

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